Há algumas semanas planejo escrever este post. Há dias sinto um frio na barriga, aquele medo danado, o coração batendo acelerado, uma mistura de sentimentos e emoções e aquela voz lá no fundo da alma que insiste em perguntar: "será?".
Sim. Será. Sim. Já é.
Peguei um bocado da coragem guardada no peito e decidi aparecer por aqui.
E hoje vou abrir meu coração!
A Rosa Pimenta Crafteria surgiu em minha vida no momento em que precisava explorar minha criatividade, escrever (sim, o blog veio primeiro!), compartilhar ideias com o mundo e, principalmente, fazer algo que trouxesse a tal da realização profissional e pessoal, porque no meu entender, uma coisa está ligada à outra.
Desde setembro de 2013, e lá se vão um pouco mais de três anos, tenho me dedicado a usar as cores a meu favor, a explorar meus talentos, a aprender. Neste processo, muitos erros, acertos, conquistas, conhecimento, amizades novas e também muito amor envolvido em cada peça feita por minhas mãos. Entreguei ao mundo tudo que existia de mais genuíno e verdadeiro dentro de mim.
Acontece que viver do criativo é um caminho um tanto intenso e desafiador. Seu trabalho é o seu talento, sua empresa é você. E ponto! As decisões, escolhas, criações, desenvolvimento da marca, administrativo... tudo compete à você! A menos que você já tenha uma estrutura bacana que possa te oferecer este suporte (não é o meu caso).
No final de 2016 participei de eventos até à véspera de Natal, numa rotina maluca de dar conta das encomendas, das criações para os eventos, da família, da casa, dos preparativos para as festas de final de ano. Quem me conhece sabe o quanto me dedico de corpo e alma a tudo que me proponho a fazer, busco soluções, corro atrás de aprendizados que possam agregar valor ao meu trabalho e à minha vida pessoal, desenvolvo projetos com o maior prazer do mundo (ouvi da terapeuta que sou uma "buscadora" e me encaixei aliviada neste papel). E justamente por ter este perfil de colocar um bocado de mim em cada ação, cada tarefa e papel, me vi triste por não estar fazendo o meu trabalho da maneira que gostaria ou por não dedicar mais tempo à minha família em alguns momentos em que julgava importante e necessário. A conta chegou dias depois, um pouco antes da virada do ano, impactando minha saúde. Uma disfunção hormonal que me tirou o sono e o sossego por alguns dias - aqui quero fazer um parênteses para dizer que está tudo bem agora e que não é nada grave. Alguns exames e consultas nos últimos meses, chegou-se à este diagnóstico menos preocupante.
Naquele momento não tive outra alternativa a não ser me observar, repensar minha vida, o que coincidiu com a viagem em família feita no mês de janeiro para Mariscal/SC, lugar este que em 2011 me inspirou a tomar a decisão mais difícil e libertadora: pedido de demissão depois de 21 anos de trabalho na área corporativa, sendo 17 anos na última empresa. E ali estava eu, novamente admirando aquele cenário lindo à minha frente, que me convidava insistentemente a olhar-me com mais carinho.
Voltei com mil ideias na cabeça, com planos e propostas incríveis. E novamente a saúde deu o seu recado, deixando-me, desta vez, mais alerta e vulnerável. Busquei ajuda, conversei com pessoas que poderiam me dar uma luz, não limitada à uma visão clínica somente, mas também um entendimento do ser humano como um todo. Me vi em contato comigo mesma, com meus fantasmas e medos. Percebi que o meu feminino, tão fortemente ligado às emoções, ao universo criativo, gritava e pedia socorro. Números, planejamento, processo administrativo, organização de tarefas e tudo que faz parte do universo masculino, não fariam sentido em minha vida (ou não teriam êxito) se eu não cuidasse melhor das minhas referências e buscas do feminino.
E aí que tomei uma nova decisão que hoje compartilho com você: VOU FAZER UMA PAUSA!
Sim. Uma pausa para me observar mais. Uma pausa para repensar a vida, aprender coisas novas, experimentar novos desafios, me dedicar à algumas atividades que deixei de lado nestes últimos anos, tirar do papel um pequeno projeto social, estar mais próxima da família, me curtir mais, ler, assistir filmes, cuidar da casa, criar livremente e colocar mais poesia na minha vida (isso aprendi no workshop do último fim de semana).
É tempo de DEIXAR IR... deixar ir o que não mais me agrada, o que não faz mais sentido, as emoções angustiantes, criações sem minha identidade. Deixar ir as cobranças internas, o perfeccionismo, o estresse, os impactos negativos no corpo e na alma.
É preciso DEIXAR VIR... tudo aquilo que faz meus olhos brilharem, tudo que me traz paz e alegria, sentimentos bons e energia contagiante, novas criações, posts inspiradores, sorrisos bobos, leveza e bem-estar. Deixar vir à tona a força feminina que está escondidinha há tempos, o meu EU na mais pura essência e verdade.
Publiquei no instagram dias atrás um texto que escrevi no dia em que vivenciei uma das experiências mais incríveis, deliciosas e leves da minha vida ao lado de mulheres de almas floridas e vou replicá-lo aqui (para quem me segue por lá, vai de repeteco):
"Abra-se para o novo. Some. Compartilhe sonhos. Olhe. Abrace. Mude a direção. Explore novas possibilidades. Siga seu coração. Sinta. Deixe Fluir. Busque leveza. Enxergue mais poesia no dia-a-dia. Permita-se. Viaje. Sorria. Viva."
E se você, que me acompanha há muito tempo ou está chegando agora por aqui, está se perguntando como serão as coisas daqui para a frente e o que está se passando na minha cabeça (e no meu coração, claro!), aqui vão alguns recadinhos importantes:
1. Esta pausa começa hoje e não tem prazo para terminar. Vou ouvir meu coração e me dar o tempo necessário para colocar as ideias em ordem, nutrir a alma, cuidar de mim mesma e fazer muitas coisas que estou desejando muito;
2. Durante este período não aceitarei novas encomendas, não participarei de eventos. Dizer "não" é sempre muito difícil mas se assim não o fizer, o ciclo continuará e nenhuma das mudanças que busco serão de fato concretizadas;
3. Tenho sim alguns produtos pronta-entrega e ficarei muito feliz se você tiver interesse em adquirir um deles. São peças lindas, coloridas e, pelos feedbacks que recebi nos últimos três anos, são produtos que adicionam uma dose de afeto e cor à vida das pessoas. Penso em escrever um post com as fotos deles e divulgar também nas redes sociais nos próximos dias. Assim, ficará mais fácil escolher a sua peça! :) Aguarde!
4. O blog e as redes sociais serão mantidos e alimentados com posts inspiradores, que passearão pelos temas já muito divulgados por aqui: caseirices, viagens, criações, DIY, reflexões, frases, flores, comidinhas, filhos. Enfim, tudo o que me move!
5. Pode ser que eu descubra novos talentos, pode ser que outros tantos sonhos tomem conta dos meus dias pelos próximos meses, pode ser que apareça uma nova marca, um novo conceito... Pode ser muita coisa, ou pode ser nada disso. Neste momento não há expectativas, vou deixar a vida fluir. De uma forma leve, linda e especial.
6. Não há nada de romantismo, nada de ilusão. Apenas quero me permitir a viver esta pausa de uma forma plena, com suas dores e amores, com meus questionamentos, incertezas e medos. E também uma vontade enorme de voltar revigorada e forte. Hoje penso que esta pausa deveria ter sido feita lá atrás, quando saí da empresa em que trabalhava. Não aconteceu na época e prefiro pensar que não era o momento. E como acredito que nunca é tarde demais, lá vou eu agora encarar este desafio.
7. O colar belíssimo que aparece nas fotos acima foi criado pela querida Camila Lordelo, à frente da marca apaixonante Eulíricas, e escolhido por mim para registrar de uma maneira bem linda esta fase de transformação, liberdade, de busca. Amo estes rituais!
Agora, vem a parte que mais peço sua atenção e carinho:
Quero você do meu ladinho nesta nova caminhada a que estou me propondo. Preciso da sua companhia, do seu apoio, incentivo, recadinhos, corações, beijos, abraços e cheiros. Quero continuar te inspirando, e mais: quero que você também me inspire, que me ofereça um colo quando eu precisar de aconchego e um sorrisão quando compartilhar alguma coisa que tenha dado certo. Talvez eu nunca tenha dito isso mas você já faz parte de mim! E não quero desgrudar de você, nem por um segundo!
Embarca comigo nesta jornada?!?
Tô torcendo aqui pelo seu SIM... um "sim" sonoro, sincero e lindo! :)