Estou bem atrasada com este post, eu sei, mas na correria para atender minhas encomendas de Natal, acabei deixando para a última hora um assunto que para mim é tão importante que há alguns anos já tornou-se um ritual para este período do ano: limpeza e organização da casa!
No início, ainda solteira, essa tarefa era feita a qualquer época do ano, quando de fato sentia a necessidade de realizar a faxina no quarto e organizar o guarda-roupa. Depois de casada, adotei um período para a realização desta tarefa: próximo à virada do Ano. Isso porque percebi que essa limpeza que no começo pode ser, claro, com o objetivo de simplesmente manter o espaço organizado, passa também a ser uma limpeza emocional já que durante a "faxina" resgatamos memórias, liberamos lembranças de momentos que agora queremos esquecer, repaginamos nosso canto, praticamos a doação, promovemos a reutilização de materiais. E nada melhor do que começar um novo Ano com toda esta energia renovada...
A tarefa exige muita paciência e persistência. Muita gente pode desistir na primeira tentativa, dependendo da desorganização e do acúmulo de objetos. Então, aqui fica minha dica: insista!! E se você não sabe por onde começar e/ou está com um pouco de receio do que vem pela frente, vou tentar colocar aqui as regrinhas que funcionam comigo:
1. Comece a organização por cômodo;
2. Separe os seus pertences por estas categorias: doar, descartar, manter e consertar;
3. Limpe todos os espaços internos (armários, gavetas, etc) com pano umedecido em água + álcool;
4. Reorganize todos os objetos que deverão ficar na casa. Muitos deles, neste momento poderão adotar uma outra função. Reaproveite caixas e potes para guardar miudezas;
5. Os pertences a serem doados ou vendidos deverão ser acondicionados em caixas ou sacolas já separados por destinos (doação para instituições, venda de roupas em brechó ou livros em sebo, etc);
6. Descarte adequadamente os objetos que não tem mais possibilidade de uso ou doação. Lembre-se de praticar a reciclagem de plásticos, papéis, metais e vidros. Medicamentos podem ser deixados nas drogarias que mantenham este tipo de coleta. Pilhas e óleo devem ter os destinos certos;
7. Objetos que necessitam de conserto devem ser deixados em local visível para evitar que voltem para o mesmo lugar de antes sem conserto.
Se tem dúvidas sobre o que deverá ser mantido, pense em quantas vezes utilizou/usou aquele objeto ou aquela roupa nos últimos 12 meses... se a resposta for "nenhuma", certamente passá-lo para frente é a melhor alternativa. No caso de roupas, uma outra dica é: mantenha uma caixa com as peças que você não está tão decidida em tirar da frente. Se durante os próximos 12 meses você nem lembrar que aquelas peças existem, a resposta você já sabe...
Com o tempo, a prática torna-se mais fácil, a organização vai, aos poucos, fazendo parte da rotina e o consumo passa a ser mais consciente. Se quiser incrementar esta tarefa, aqui estão mais duas dicas igualmente importantes:
1. Crie listinhas de compras - supermercado, itens para casa, roupas para as crianças, material escolar, e por aí vai... A chance de comprar produtos desnecessários certamente é muito menor.
2. Se houver disponibilidade, aproveite também para adicionar à esta tarefa, a lavagem de cortinas, tapetes, colchas, edredons, almofadas... Além da casa organizada, tudo estará limpinho, com aroma agradável, do jeitinho que a gente gosta.
Começar o ano assim é delicioso e inspirador! Mas se já não há tempo para este ritual antes da chegada de 2014, não há nenhum problema. Como disse lá no começo, fazia esta organização em qualquer época do ano, depois é que decidi colocar prazo para tal tarefa... O importante é começar e sentir a liberdade e prazer que esta limpeza, material e emocional, pode proporcionar à nossa casa e à nossa mente!
Bons fluidos para vocês!
Imagens coletadas nos seguintes endereços virtuais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário