O tema para o post de hoje não poderia ser mais lindo: gratidão!
Essa palavrinha que tem sido muito falada ultimamente, representa para mim um dos valores mais bonitos que podemos carregar dentro de nós mesmos. O ato de agradecer é transformador, proporciona momentos de reflexão sobre a vida, sobre o que de fato importa, sobre nossa essência.
Não é um processo simples, eu sei. Basta um acontecimento ruim para acharmos que o dia foi péssimo, ainda que naquela manhã o sol tenha decidido brilhar divinamente depois de tantos dias de céu cinzento. Podemos também achar que estamos vivendo uma fase ruim, de muitos acontecimentos dolorosos, sofridos, e aí perdemos aquele olhar sensível de apreciar as pequenas coisas que trazem frescor, esperança e leveza pra vida. Talvez seja preciso um esforço inicial para observar o simples, aquilo que muitas vezes é absorvido ou esquecido frente aos obstáculos ou situações difíceis do nosso cotidiano. Eu mesma já me peguei reclamando, desejando que o dia (ou ano!) chegasse ao fim, sem ao menos ter percebido as coisas boas que me aconteceram. E tudo bem. Somos humanos, imperfeitos, e estamos aqui para aprender e evoluir como pessoa.
E a evolução, neste caso, consiste em abrir-se para novas experiência e desenvolver um olhar mais atento e generoso para o que há de melhor em nós e à nossa volta. Quer ver?
A risada gostosa do filho naquela noite em que você chegou em casa exausta, um elogio inesperado, o canto dos pássaros, uma ligação da amiga que mora longe, aquele abraço apertado num momento de tristeza, o pedaço de bolo oferecido pela vizinha para adoçar sua tarde de trabalho, o 'bom dia' seguido de um sorriso da moça da padaria, a sua escolha de enfrentar aquela cirurgia adiada por meses, a apresentação feita na escola apesar dos muitos medos internos, aquele oferta de trabalho que apareceu quando você já estava pensando em desistir; um convite do amor da sua vida para um café no meio da tarde. Agradecer por ter conseguido cumprir todas suas tarefas, pelo médico gentil que te atendeu na emergência do pronto-socorro, pela coragem de dizer 'não' à um convite só para curtir um tempinho junto à família.
Na prática, a gratidão é um exercício que nos coloca em contato com nosso EU interior e que busca uma conexão linda e profunda com o Universo. E existem diversas maneiras de se fazer isso: podemos agradecer orando, criando pequenos registros; podemos também agradecer com gestos, atitudes, palavras e sorrisos. Já experimentou escrever um cartão para uma pessoa importante na sua vida agradecendo-a pelo carinho e cuidado?
No Natal de 2013, criei potes de memórias para presentear irmãs e amigas. A ideia era que cada pessoa registrasse durante o ano seguinte, diariamente, os acontecimentos felizes e colocasse os papeizinhos dentro do pote para, ao final do ano, reler todos os registros e agradecer por cada pequeno presente da vida. Fiz também essa experiência e a sensação foi indescritível. Um pote cheio de amor, afeto e gratidão.
Agora, temos aqui em casa um pote tamanho família, bem lindão, que fica na sala. À noite cada um faz o seu registro em bloquinhos de cores diferentes. Aproveitamos para conversar e refletir sobre o dia. Sim. A gratidão é algo que pode ser ensinado e a melhor forma de fazermos isso é sendo exemplo e proporcionando essa experiência.
Deixo aqui essa sugestão de exercício. Você pode usar um caderninho, um pote, uma caixinha, o que tiver disponível em casa. Comece fazendo registros sem muita cobrança ou preocupação se o que está escrevendo faz sentido. Apenas siga seu coração. Anote. Com o tempo você ficará mais confiante, as coisas simples passarão a ganhar mais destaque na sua vida e agradecer passará a ser algo natural. Experimente também identificar motivos de gratidão em você mesma(o), praticando o auto amor.
E quando reler os registros?
No seu tempo, quando sentir vontade. Pode ser em um prazo estabelecido por você (daqui um ano, a cada dois meses, por exemplo), pode ser naquele momento em que precisar de um combustível extra para continuar firme na caminhada, no dia do seu aniversário, no encerramento de um ciclo, ou quando você se sentir para baixo.
Bora começar?!
Depois me conta aqui nos comentários como foi sua experiência!
E aproveite para espalhar essa ideia. Gratidão é contagiante!!
Ah! E para quem quiser Potes de Memórias fofos e coloridos, como esses da foto acima, fica aqui o contato para encomendas: rosapimentacrafteria@gmail.com. Todos eles são criados com muito carinho para receberem lindos registros!
Até o próximo post!