A palavra kitsch é de origem alemã e inicialmente era usada para designar diferentes estilos e objetos de valor estético discutível. Era chamado de kitsch tudo aquilo que parecia ser mais refinado, mas não era, justamente pelo uso de materiais mais populares como o plástico. A proposta inicial também chamava a atenção pelo exagero e a tendência a criar réplicas de objetos artísticos de valor superior.
O tempo foi passando e a expressão, também usada no início do século 20 como crítica ao consumo exacerbado, tomou um novo rumo e hoje é vista como 'cool'.
O estilo kitsch é, no mínimo, vibrante! Propõe um colorido que parece acender a todo momento, busca um olhar diferente para objetos divertidos ou possibilitando novas combinações a muitos outros... Quem não se lembra do pinguim na cozinha, das estatuetas dos sete anões no jardim com sua Branca de Neve, das bandejas de plástico coloridas, da jarra no formato de abacaxi, dos aparelhos de telefone com design lúdico, da coleção de miniaturas de refrigerante? Então! Eles podem trocar de função e/ou decorar outros ambientes da casa, garantindo um toque de humor.
Ainda sem saber do que estamos falando? Fácil! Separei algumas propostas de decoração e objetos kitsch que encontrei nas minhas andanças virtuais de hoje que podem nos inspirar (sim, estou no meio!) a colocar um pouco mais de cor e graça às nossas vidas!
Vem comigo!!
E, então, gostou? Que tal começarmos resgatando um objeto kitsch de família? Será muito divertido e, aos poucos, as cores vão chegando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário