No início de Julho estive em Pernambuco para visitar a Fenearte (post aqui) e aproveitei uma tarde livre, e divinamente ensolarada, para também visitar um lugar que sempre desejei conhecer: Oficina Brennand.
Formada por um conjunto arquitetônico monumental e situada no bairro histórico da Várzea, a Oficina está cercada por remanescentes da Mata Atlântica e apresenta obras belíssimas de Francisco Brennand, ceramista pernambucano reconhecido internacionalmente.
"A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand... A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra."
Passar algumas horas ali é viajar no tempo e no espaço. A natureza nos acolhe, as obras nos envolvem... Andar pelos jardins e adentrar as construções, que antes abrigavam uma fábrica de tijolos e telhas, permite-nos conhecer um universo rico de materiais e história.
E para terminar o passeio com chave de ouro, uma pausa no Café charmoso que pertence ao conjunto da Oficina. Lá adquiri uma pequena peça do artista (minha casa agradece o mimo!) e me deliciei com uma das melhores versões da tapioca: crepe de tapioca com doce de leite e coco queimado, acompanhado de sorvete de creme. Servido, claro, em uma travessa de cerâmica criada por Francisco Brennand... Um luxo!
Se você está planejando uma viagem à Pernambuco, não deixe de visitar a Oficina Brennand que está localizada em Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea - Recife - PE.
Certamente, o seu passeio será inesquecível!!
Rosa Pimenta é mais do que arte é cultura. Adorei ler sobre Pernambuco e ver fotos tão lindas. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirObrigada Marisa, de coração! Um elogio seu já irradia muita alegria! Bjs amiga!!
ResponderExcluir