Ínicio

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Vinagre e bicarbonato de sódio: limpeza eficiente e mais verde

Há algum tempo venho adotando práticas menos agressivas ao meio ambiente quando o assunto é limpeza da casa, substituindo inúmeros produtos que nos são oferecidos a todo instante. E existem dois itens que estão no topo da lista e que não podem faltar por aqui pois além de usados na cozinha, ajudam e muito na hora da limpeza, tanto a do dia-a-dia quanto na faxina mais pesada. São eles: bicarbonato de sódio e vinagre. Verdadeiros aliados na limpeza prática e eficiente!  

Algumas dicas que vou compartilhar já fazem parte da rotina aqui de casa mas na pesquisa pela web encontrei outras tantas sugestões que não conhecia e que também me parecem bem interessantes. Então, preparei uma seleção delas para este post. Vem comigo!
 
Foto: Das Coisinhas
Bicarbonato de sódio
 
Desgrudar alimentos do fundo da panela ou assadeira: coloque água quente com um pouco de bicarbonato e deixe agir por alguns minutos. Lave normalmente com sabão neutro.
 
Geladeira (parte interna): água morna e bicarbonato de sódio é a combinação perfeita para esta limpeza. Use um pano seco para finalizar o processo.
  
Higienizar esponjas: encharque-as durante a noite em uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato para 1 xícara de água. Enxague-as em água corrente no dia seguinte.
 
Clarear roupas e panos de prato amarelados - ferver o tecido por 1 hora na seguinte solução: para cada um 1 litro de água, acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de sal. Depois enxágue em água fria corrente e coloque para secar normalmente.
 
Mancha na madeira: esfregue um pano seco com bicarbonato. 
 

Foto: Eco Assist
Vinagre
 
Lavagem de roupa: use vinagre branco como amaciante e removedor de odores. A proporção é de 100ml do produto para um balde de roupa suja.
 
Vidros e janelas: solução de 3 colheres de vinagre para 11 litros de água quente. Aplique na superfície a ser limpa e finalize com a ajuda de jornal para dar brilho.
 
Retirar mofo ou limpar rejunte: esborrife vinagre no local e deixe agir por alguns minutos. Depois esfregue (use uma escova de dente para o rejunte) e enxágue.
 
Tábua de corte: passe vinagre na tábua e deixe agir por alguns minutos.
 
Limpeza fogão: passe vinagre com água morna. Finalize com pano limpo e úmido.
 
Tapete: diluir 2 colheres de sopa em 1 litro de água morna. Passe a solução com pano ou esponja macias. Deixe secar, de preferência da noite para o dia seguinte.
 
Tirar cheiro de potes de plástico: é só preparar uma solução de vinagre e água quente, despejar dentro do pote e deixar esfriar. Lavar normalmente.
 
Cheiro de xixi e cocô de animais: lave a área com água e vinagre.
 
Limpeza do micro-ondas: coloque uma colher de chá de vinagre num copo d’água e esquente por cinco minutos. Depois limpe o interior do aparelho com pano seco.
  
Vinagre + bicarbonato
 
Limpeza de forno: mistura de água morna, bicarbonato de sódio e vinagre é eficiente nesta tarefa. Utilize uma esponja para aplicar a mistura e um pano seco para remover / finalizar a limpeza.

Ah! Uma dica bem legal é manter uma lista acessível na área de serviço para lembrar das proporções e misturas para cada tipo de aplicação. Aqui em casa coloquei no armário que tenho no local. Acreditem! Isso facilita muito a rotina!
 
Como disse lá no começo do post, muitas destas dicas já são utilizadas aqui em casa e apresentam ótimos resultados na limpeza, além de ajudar na economia doméstica. Claro que os fabricantes de eletrodomésticos ou tapetes e carpetes, por exemplo, dificilmente irão sugerir esta forma de limpeza, alegando que estes produtos poderão afetar a qualidade das peças. Por esta razão, deixo aqui as dicas mas recomendo testar em pequenas áreas para comprovar e decidir se tais medidas serão de fato adotadas no dia-a-dia da casa. 

Teste, experimente, mude!... Por um mundo mais verde e consciente!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...