Ínicio

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cartagena das Índias

Escrever um post sobre Cartagena dá um frio na barriga... não porque seja difícil, pelo contrário, é fácil, gostoso. Mas porque é um grande desafio transformar em letras tudo o que vivenciamos por lá!

Primeiro, preciso dizer que a razão principal de irmos à Colômbia era conhecer este paraíso de cores intensas e que fica a menos de uma hora da capital Bogotá. Fotos e posts de blogs de viagens aguçaram ainda mais nosso desejo e nos permitiram viajar pela linda cidade sem ainda estarmos lá!
 
O Aeroporto Internacional Rafael Nunez, em Cartagena, é pequeno. Com coqueiros e utilização de madeira na estrutura próxima à pista de pouso, já é um convite para abandonar o casaco e entrar no clima praiano. O povo, menos formal que o da capital, recepciona os turistas numa alegria contagiante. Era início de tarde e o Sol brilhante deixava o céu azul ainda mais lindo!
 
E por falar de sol e calor, vamos a mais uma razão para conhecer Cartagena, quinta maior cidade da Colômbia: o Sol impera por quase todo o ano e as temperaturas são sempre altas, com média anual de 28º. As noites, por sua vez, são bem frescas pois costuma ventar bastante. O período chuvoso se dá nos meses de Outubro e Novembro somente.
 
A caminho do hotel sentimos o gostinho de ver de perto, ao vivo e à cores, a cidade antiga, cercada por muralhas que tem quase 12 km de extensão. Foi uma passagem muito rápida já que o hotel que escolhemos para os nossos 6 dias em Cartagena fica em Bocagrande, na parte nova da cidade. E a escolha não poderia ser mais perfeita para uma família com crianças! O Hotel Caribe, o primeiro a ser construído fora da cidade antiga, conta com quartos confortáveis, ótimo atendimento e uma estrutura de piscina espetacular, além de uma pequena reserva com pássaros e aves nativas. Apesar da praia em frente ao hotel não apresentar nenhuma beleza exuberante ou nada que represente o mar do Caribe, a água é limpa e a praia em si bem conservada.
 





A avenida San Martín, também conhecida como Carrera 2, que começa (ou termina??) ao lado do hotel, traz diversas opções de restaurantes, bares, lojas de grifes, lojinhas vendendo artesanato e um vai-e-vem de pessoas entusiasmadas. De lá também saem os veículos (que tem uma mistura de caminhão, trem e ônibus) que fazem o city tour noturno - não sei dizer se existe este passeio, que é mais curto, durante o dia. Abertos em suas laterais, com letreiros luminosos, e gente muito animada dentro, vale o investimento de um pouco mais de 15 mil pesos colombianos por pessoa. Ambulantes vendem instrumentos musicais típicos da região (feitos artesanalmente) que são usados pelos turistas durante o percurso de aproximadamente 1 hora pelas principais ruas da cidade antiga e próximo ao Castillo de San Felipe (que falarei mais à frente). Voltamos para o hotel com os braços cansados de tanto que jogamos as mãos pra cima e tocamos os instrumentos. Coisa de turista... e farra das boas!
 

A primeira visita à cidade antiga ou, cidade amuralhada (nome mais conhecido) foi de arrepiar! É tudo tão lindo, tão colorido e fascinante que não há como definir em palavras. Bem cuidada, segura e fiel à sua história, a cidade tem como atrativo as ruelas estreitas e detalhes das construções que revelam seu passado, tornando-se o destino preferido de muitos turistas que visitam a Colômbia. Há quem escolhe se casar por lá e, vou dizer, não existe lugar mais lindo no mundo (ou, pelo menos, daqueles que já visitei!) para celebrar o matrimônio. De um romantismo nato, a cidade realmente encanta os casais apaixonados mas também pode ser um destino bem bacana para quem viaja com amigos ou família.
 




A batida dos cascos dos cavalos e o vento gostoso que sopra do mar conduzem a um mundo de fantasia as pessoas que escolhem percorrer as ruas da cidade antiga nas tradicionais charretes em passeios que levam aproximadamente 40 minutos. Dos cocheiros, escutamos lendas e fatos históricos enquanto observamos museus, casas, praças e igrejas (aqui vale a visitação à parte, se não de todas, pelo menos a igreja de San Pedro Claver). Bom também para conhecer (de fora, claro!) a casa de famosos como o escritor Gabriel García Marquez e a cantora Shakira, fãs assumidos do lugar.
 
 
Do badalado bar-restaurante Café del Mar assistimos ao pôr-do-sol, que diga-se de passagem, é lindo de viver! Construído sobre as muralhas do forte bem em frente ao mar, com mesinhas ao ar livre, o Café tornou-se um lugar de vista privilegiada e fica lotado ao entardecer. Uma ótima oportunidade para pedir um drink e brindar à vida e à natureza que generosamente nos presenteia com um espetáculo inesquecível!
 
 
 
Cartagena é composta por diversas ilhas. O arquipélago del Rosário  conta com diversas delas, algumas tão pequenas que só cabe uma única casa. O acesso às ilhas geralmente é feito por mar, através de lanchas e barcos que saem do píer próximo ao canal do porto de Cartagena, em frente à Torre del Reloj, entrada principal da cidade antiga.
 
O mar estava bem agitado e a previsão é de que ficaria assim no próximo dia, quando estaríamos visitando uma das ilhas. Conversando com alguns turistas que estavam hospedados no mesmo hotel, decidimos contratar o serviço de um taxista, o que nos garantiu mais horas no destino já que as embarcações geralmente saem por volta das 9h00 (as 8h00 da manhã já estávamos com os pés na areia) e algumas incluem parada no Oceanário. Assim, a programação ficou mais segura e tranquila! 
 
O trajeto levou um pouco menos de uma hora. O taxista Marlon, que já havia nos levado à cidade histórica no dia anterior, foi muito gentil, contou-nos um pouco  mais sobre a história de Cartagena e curiosidades locais. Chegando na Playa Blanca, na Isla Barú, de águas cristalinas e calmas e areia branquinha (também a mais popular), Marlon nos deixou na barraca de um amigo, um pouco mais adiante do trecho da praia que estava tomado por colombianos que curtiam o domingo e último dia de férias escolares (aqui fica uma dica: se busca sombra e água fresca, evite finais de semana e feriados ou escolha uma ilha menos visitada). A estrutura da barraca era simples e rústica mas o atendimento bem cordial e a comidinha bem gostosa (peixe, camarão, arroz de coco e salada).
 
A vantagem de ir aos finais de semana e em alta temporada é que é possível divertir-se nas águas caribenhas pilotando um jet-sky ou se aventurando em uma banana-boat. Como a travessia não foi por mar, as crianças divertiram-se com estas opções!
 


 
Outro atrativo de Cartagena é o Castillo de San Felipe de Barajas. Com mais de 40 metros de altura, é a maior obra militar espanhola no continente americano, que servia de proteção aos ataques dos ingleses. A construção, que inicialmente foi nomeada como Castillo de San Lázaro, teve início em 1536 e ficou pronta em 1657, quando recebeu o nome atual.
 
Localizado fora das muralhas, o castelo encontra-se em um lugar estratégico, no alto da colina de San Lázaro, de onde se tem uma bela vista da cidade de Cartagena. No interior do castelo, há um complexo de galerias subterrâneas e passagens secretas, que aguçam a curiosidade dos visitantes que passam um bom tempo por lá. Visitamos o Castelo no período da manhã e apesar de cheio, não achamos isso um problema. Pode parecer clichê, mas fica a dica: use roupas leves, protetor solar e chapéu e leve uma garrafinha de água. Se decidir fazer a visita no final da tarde, a sugestão que li em alguns blogs, é que esperem para ver o castelo todo iluminado à noite - como já tínhamos visto no passeio noturno (city tour), mantivemos a nossa programação inicial.
 




 
 
Do Convento Santa Cruz de La Popa, outro passeio imperdível, também se tem uma bela vista de Cartagena, já que o mesmo foi construído no ponto mais alto da cidade. A arquitetura colonial e o claustro do local, todo florido, impressionam. O acesso geralmente é feito de carro mas muitos peregrinos, pagadores de promessa, sobem à pé.
 

 
 
 
 
Se pretende visitar Cartagena, aproveite também para...  
 
... comprar um chapéu (vendidos em cada esquina) e entrar no clima caribenho.
... saborear uma sobremesa deliciosa no Crepes & Waffles da cidade antiga que tem uma arquitetura linda e um pequeno jardim ao fundo.
... comprar uma máscara colombiana, decorada com miçangas coloridas, para ter uma bela lembrança de Cartagena em sua casa.
... sentar nas mesinhas de uma das praças da cidade antiga (elegemos a Plaza de Santo Domingo), pedir uma bebida e simplesmente, ver a vida passar.
... caminhar sobre as muralhas e sentir a brisa do mar.
... descansar sob as árvores do Parque Bolívar, ao centro da cidade amuralhada, e assistir às apresentações folclóricas feitas ao ar livre, durante todo o dia.
... desfrutar de uma massagem na praia que, apesar de comum para eles e estranha para nós, turistas, são bem relaxantes (se não aprecia, fuja das massagistas!).
 
Na minha próxima ida à Cartagena, eu quero...
 
... hospedar-me no centro histórico (só não sei se com crianças isso rola!).
... experimentar as iguarias locais do restaurante La Casa de Socorro, muito indicado.
... comprar uma jóia de esmeraldas colombianas, famosas pela qualidade e variedade.
... visitar uma das ilhas privativas que oferecem serviço de hotel e praia quase deserta.
 
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Coloque na sua listinha de destinos a conhecer... vale a pena!! É lindo, lindo, Marisa!!!

      Excluir
  2. Show de bola, adorei o post. Bjs. Arnaldo

    ResponderExcluir
  3. Ôoooh amor! Vamos já programar a próxima?!?!... bjs

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de post !!! Cartagena é realmente uma cidade encantadora e muito cultural... Vale muito a pena conhecer e aproveitar. Ai que sdd de la hs. Bjo Lilian

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...