Ínicio

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Turistando em Bogotá

A cidade de Bogotá, capital da Colômbia, foi uma grata surpresa para nós a começar pelo aeroporto El Dorado que apresenta uma arquitetura moderna e onde tudo funciona bem.
Fundada pelos espanhóis, a cidade que já sofreu muito com a violência, tem investido fortemente nos setores cultural e turismo, e assim, recebido visitantes do mundo todo. Com policiamento presente nas ruas, deixou de ser um destino incerto. Andamos tranquilamente pelos pontos turísticos e pelos bairros vizinhos ao do hotel sem nenhuma abordagem desagradável.
Aliás, andar por Bogotá é muito simples pois as Calles e Carreras são organizadas em ordem numérica, o que facilita (e muito!) a localização. Já a numeração das casas, prédios e estabelecimentos é composta por dois números (exemplo: calle 85, 13-22) e foi difícil entender que o primeiro número, no caso 13, significa que o lugar (que é na verdade o número 22) está no quarteirão entre a Calle 85 com a Carrera 13. Depois que entendemos isso, ficou ainda mais fácil de se localizar!
O clima é ameno durante todo o ano, com temperaturas praticamente constantes que variam entre 10º - 20º. Lá invernos e verões rigorosos não tem vez, o que não deixa de ser um convite para explorar a cidade. As épocas mais secas são entre dezembro-março e junho-julho e as mais chuvosas entre abril-maio e setembro-novembro.
Táxi é um meio de transporte barato e econômico. Optamos, no primeiro dia, por contratar o taxista indicado pelo hotel, por uma questão de segurança. Depois, percebemos que o preço do taxista de rua é mais em conta (não há taxímetro, ou seja, o valor cobrado vai pela "cara do freguês") e todos eles nos atenderam muito bem, foram gentis nos falando sobre os pontos turísticos da cidade e muito educados (aliás, marca registrada dos colombianos!).
A altitude (Bogotá está a 2640 metros acima do nível do mar) pode causar algum tipo de desconforto e seguindo a dica de um blog de viagem que pesquisei quando estava preparando o roteiro, decidimos fazer passeios leves no primeiro dia, sempre com uma garrafinha de água na mão (janeiro o clima é bem seco) para nos acostumarmos com a altitude. Deu certo! Percebemos um cansaço maior a medida que andávamos mas logo o incômodo passou e nos dias seguintes tudo correu muito bem.
Sobre a hospedagem... escolhemos o hotel Ramada, localizado no bairro Parque 93 que tem uma vida noturna bem agitada por conta da variedade de bares e restaurantes, mas nada comparado ao bairro vizinho (famosa Zona T ou zona Rosa), onde estão também localizados os shoppings El Retiro e Andino, muito frequentados por turistas.
Os quatro dias em Bogotá foram suficientes para conhecermos os principais pontos turísticos, considerando "paradas estratégicas" para não deixar a viagem cansativa demais para as crianças. O nosso roteiro ficou assim:
1º dia - Dia livre para conhecer o bairro onde estávamos hospedados e a Zona T, depois de uma soneca no hotel (chegamos em Bogotá as 5h20!). O dia estava ensolarado e tranquilo porque era "dia festivo". Almoçamos em um restaurante bem gostoso próximo ao shopping Andino, fizemos uma parada em uma pracinha simpática para as crianças aproveitarem um pouco e comprinhas no Carulla, rede de supermercado muito famosa na Colômbia, e que conta com unidades "express" por todos os bairros.
Caminhando pela Carrera 11

2º dia- Dia de conhecer a Candelária ou centro histórico! Visitamos o Museo del Oro (belíssimo!); a Plaza de Bolívar que é o coração da Candelária e onde está a Catedral Primada de Bogotá; o Centro Cultural Gabriel García Márquez e também as lojinhas de artesanato local, de um colorido sem igual! Seguimos a sugestão de um outro blog de viagem e elegemos o pequeno e charmoso restaurante Andante Ma non Tropo, também na Candelária, que traz a culinária italiana a um preço convidativo.
Museo del Oro

Plaza de Bolívar

Centro Cultural Gabriel García Márquez

Catedral Primada de Bogotá e ruas da Candelária

3º dia- A Catedral de Sal na pequena e charmosa cidade de Zipaquirá, que fica a menos de 1 hora de Bogotá, foi a escolha para o nosso terceiro dia de viagem. Linhas de ônibus comum podem te levar ao destino com preço mais em conta, porém, como estávamos com crianças, decidimos contratar o serviço oferecido pelo hotel com taxista à nossa disposição durante todo o passeio. No momento da compra dos ingressos, escolhemos o roteiro mais simples, com visita guiada no idioma espanhol (tem também em inglês). A visitação à Catedral, construída em uma mina de sal que fica a 180 metros de profundidade, divide-se em estações da Via Crucis, cúpula e rampa de descida, e a Catedral ao final. Passeio lindo, de um pouco mais de 2 horas (considerando o tempo que você tem livre para visitar as lojinhas ou tomar um café), e de uma espiritualidade que realmente nos emociona. Terminado este passeio e indicado pelo Sr. José, taxista que nos acompanhou neste dia, almoçamos em um restaurante típico da região chamado Brasas del Llano. Ótima pedida!
Catedral de Sal

Vista da cidade de Zipaquirá

Praça principal
4º dia- Já acostumados à altitude da cidade, deixamos para o nosso último dia em Bogotá, o Cerro Monteserrate e os museus Botero e a Casa de la Moneda (ambos fazem parte do complexo que ainda inclui o Museo de Arte del Banco de la Republica) que não foram visitados no 2º dia porque estavam fechados (dica: no site de cada museu é possível ver os dias que estarão abertos e, assim, definir melhor o seu roteiro). O Cerro Monteserrate fica a 3150 metros de altitude e abriga o Santuário que muitos peregrinos e turistas visitam para venerar a imagem de Cristo Caído. O acesso  pode ser feito de três formas: a pé (exige-se muito fôlego!), teleférico ou funicular, uma espécie de bondinho, que funcionam em horários alternados (subimos de funicular e descemos de teleférico). Infelizmente o dia estava nublado e a vista não foi tão linda assim. Para alegrar um pouco mais o passeio, decidimos almoçar por lá e a escolha foi pelo restaurante Santa Clara, de comida gostosa a preço justo. O outro restaurante de culinária italiana apresentação impecável, chamado San Isidro, é muito procurado por quem vai ao Cerro mais no final da tarde e aproveita para degustar pratos mais elaborados acompanhados de um bom vinho.
Obras de Botero
Pátio do museu Botero

Exposição da Casa de la Moneda e pátio interno

Subida de acesso à entrada do Cerro Monteserrate e no Funicular (bondinho)

Santuário do Cerro

Vista do restaurante Santa Clara para a torre do Santuário e descida de teleférico
Se planeja viajar pra lá, não deixe de...
... comprar o artesanato local que é muito colorido, como as máscaras colombianas, cestaria e as famosas bolsas Wayuu que estão espalhadas por toda parte!
... se deliciar com as opções doces e salgadas (que valem por uma refeição!) do Crepes & Waffles, rede colombiana que conta com diversas unidades em Bogotá.
... degustar um café no famoso Juan Valdez Café que também oferece diversos mimos para presentear como biscoitos, canecas, camisetas e, claro, café em diversos aromas.
... experimentar a banana frita salgada vendida em carrinhos nas ruas da Candelária.
... jogar milho para atrair os pombos e tirar foto no meio deles na Plaza Bolívar.
... caminhar pelas calles e carreras do Centro Histórico sem pressa e destino.

Ficou para a nossa próxima viagem...
... ir ao famoso restaurante Andrés Carne de Rés que  esra localizado no shopping El Retiro e que possui quatro andares temáticos (na noite em que fomos até lá, a parte do restaurante que melhor acomodaria um casal com crianças estava fechada para um evento).
- visitar o mercado de Pulgas em Usaquen que funciona aos domingos.
- conhecer a Laguna Guatavita que fica um pouco mais à frente da cidade de Zipaquirá.
No próximo post, nossas dicas e fotos lindas de Cartagena prometem abalar corações e colocar, definitivamente, a Colômbia na sua lista de destinos para visitar!