Ínicio

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Ritual de limpeza para receber 2016 de braços abertos!

Fiquei dias sem aparecer por aqui e me sinto bem tristinha por isso. Mas o motivo talvez possa aliviar um pouquinho o meu sentimento de culpa: limpeza da casa para receber um novo ano! Sim! Esse ritual (é assim que gosto de chamar) que sempre realizo no mês de Dezembro faz parte da minha vida desde que me casei e lá se vão quase 18 anos! Ui!
 
Este hábito, muito embora tenha também uma função prática de deixar a casa e armários limpos, ajuda a nos desfazer de objetos e roupas que não mais nos pertencem (ou porque não servem ou porque não se enquadram mais ao nosso estilo de vida), nos permite dar lugar para o novo e deixar fluir as energias.  
 
É um ótimo momento também para passar adiante o que não queremos mais e deixar outras pessoas felizes. Aqui em casa, as crianças participam da organização de seus quartos e as roupas que não servem mais são entregues aos primos menores e brinquedos, em sua grande maioria, doados à crianças carentes. É delicioso ver como eles entendem este processo de uma forma tão natural.
 
E quem pensa que a limpeza é só material se engana. Ao fazermos este ritual, estamos também limpando sentimentos ruins, lembranças negativas, refletindo sobre a vida, sonhando, desejando. A alma fica mais leve, a casa mais acolhedora!
 
São horas e horas investidas nesta tarefa. Gosto de tirar tudo dos armários, olhar peça por peça, mudar objetos de lugar. Os acompanhamentos, depende muito do dia e do meu estado de espírito. Tem momentos que prefiro o silêncio, em outros coloco uma música, já com a participação das crianças, a organização tem um clima mais festivo, com muita conversa, risadas e memórias compartilhadas.
 
Fonte: Máxima
Não há regras para este "evento" acontecer. Vou fazendo aos poucos, à medida que a agenda permite. Dezembro é sempre um mês corrido... Então, aproveito a hora em que a família está assistindo TV para organizar as revistas; a comida no fogão para limpar o armário da cozinha. Para garantir que nenhum armário ou espaço seja esquecido, deixo uma lista colada na parede da lavanderia e vou marcando o que já foi feito. Acredite! Serve até como incentivo quando bate aquele desânimo!
 
Claro que esta limpeza pode ser feita a qualquer momento e cada um deve respeitar o seu tempo. Não imagino que ao ler este post você se empolgue para deixar tudo na mais perfeita ordem antes da virada do ano. É um processo que exige paciência e bem estar ao realizá-lo, acima de tudo. Ainda assim, quis contar um pouquinho sobre este ritual (que finalizei na manhã de hoje) e também compartilhar algumas dicas que fui colecionando ao longo dos anos:
  • Prepare uma lista das tarefas por cômodo. Exemplo: na lavanderia, organizar os armários, fazer a limpeza interna da máquina de lavar, limpar as paredes;
  • Programe o envio à lavanderia dos itens que não possam ser lavados em casa;
  • Comece um armário ou cômodo de cada vez; se o tempo hoje é curto, por exemplo, faça algo que consiga terminar mais rápido;
  • Veja a validade de produtos de higiene, remédios e alimentos; 
  • Faça o descarte de forma correta, principalmente, dos medicamentos;
  • Contas e faturas devem ser guardadas por, pelo menos, 5 anos. Descarte as antigas;
  • Faça a limpeza interna dos armários com pano umedecido em mistura de água + álcool;
  • Separe objetos e peças para doação e o que deverá ser descartado;
  • Lave as louças que não são usadas diariamente;
  • Reorganize ou dê um novo uso à objetos que já possui;
  • Doe revistas e livros para pessoas que se interessam por aqueles assuntos;
  • Ao realizar a limpeza, faça uma lista de itens que precisam ser comprados ou repostos;
  • Aproveite para avaliar se existem peças que necessitam de consertos;
  • Troque lâmpadas queimadas, substitua pilhas descarregadas;
  • Deixe as crianças participarem da arrumação e da escolha dos brinquedos que serão doados;
  • Uma peça de roupa não usada no último ano muito provavelmente não será usada no futuro (exceto roupas de festa). Mas se está em dúvida, crie uma caixa para guardar essas peças e se elas nem foram lembradas no próximo ano, poderão ser mesmo passadas adiante na próxima arrumação; 
  • Roupas podem ser transformadas nas mãos de uma boa costureira. Um vestido pode virar saia, a blusa receber um detalhe lindo. Se você curte o Faça Você Mesmo, aproveite para transformar aquela calça jeans em um shorts bem fofo para curtir o verão!
  • Escolha uma boa música ou recite mantras ao realizar a tarefa;
  • Permita-se relembrar momentos ao mexer com objetos que contam histórias;
  • Descarte objetos que não tragam boas lembranças;
  • Pense em coisas positivas, visualize sua vida mais leve e coisas boas acontecendo. 
Fonte: M de Mulher
Limpeza concluída, casa com novos ares e energias renovadas!
Agora é chegada a hora de espalhar flores, aromas e velas. 
Feliz novo ano, feliz novo ciclo para todos nós!  
 
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse ritual é a sua cara! Queria ter a mesma disciplina e disposição mas vou ter que deixar parte da arrumação para janeiro! Com marido de férias, fica ainda mais difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de cansativo, o resultado é beeem gratificante! ... E te dou o maior apoio para fazer a arrumação no melhor momento para você! Coragem! ... Beijos Marisa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...