Ínicio

segunda-feira, 31 de julho de 2017

A charmosa Buenos Aires

Voltar para Buenos Aires depois de treze anos da minha primeira visita foi realmente maravilhoso. Primeiro porque a vontade de retornar à cidade era muito grande. Segundo porque foi a primeira vez que viajei sem a família, na companhia de uma amiga, e posso dizer que a experiência foi bastante interessante, prazerosa, ainda que o coração estivesse um tantinho apertado (coisas de quem ama viver grudadinha com a família, até para explorar o mundo!).

Voltando à Buenos Aires...

A cidade continua linda. Com sua arquitetura exuberante, ora moderna ora antiga, seus parques e praças arborizados, ruas e avenidas planas, cafés e lojinhas por todos os lados, limpa e segura. Um convite para explorá-la da melhor maneira: à pé!

Foram apenas 5 dias... suficientes para visitar os principais pontos turísticos, degustar da gastronomia portenha, apreciar tudo de encantador que a cidade oferece. Esse era o principal objetivo da viagem e conseguimos cumpri-lo através do roteiro que preparamos ainda aqui no Brasil, com pesquisas em blogs e redes sociais.

1º dia - Chegamos à cidade na quarta-feira, dia 28/6, no meio da tarde. Escolhemos o Hotel Etoile, no bairro Recoleta, para nossa estadia. Bem localizado e com ótimo custo-benefício. Deixamos as malas no quarto e logo saímos para explorar a cidade. Uma parada para um café no Inside Tea Connection e depois seguimos para a Av Santa Fé. Visitamos o esplendoroso El Ateneo Grand Splendid e retornamos à Recoleta para encerrar a noite no Hard Rock Café, localizado no Buenos Aires Design Center.

2º dia - O dia começou com uma visita ao Cemitério da Recoleta onde estão os restos mortais de personalidades da política, arte e cultura, dentre elas, o de Evita Perón. Caminhamos em direção ao centro antigo da cidade, exploramos as livrarias e sebos da Av Corrientes, o monumento mais famoso da cidade localizado na Av 9 de Julio, o Obelisco. Fizemos uma pausa no clássico e mais antigo café de Buenos Aires, Café Tortoni, visitado por muitos turistas (recomendamos as medias lunas e o churros com doce de leite!). Seguimos até a Plaza de Mayo onde também está localizada a Casa Rosada que é a sede do governo argentino. Em Puerto Madero, logo adiante, tivemos a oportunidade de conhecer a arquitetura moderna da cidade, onde estão localizados muitos hotéis e empresas e tem como destaque o canal do Rio de La Plata e a Puente de La Mujer. Terminamos com um almoço delicioso no Cabana de Las Lilas - se há um lugar onde se come um chorizo delicioso é lá e ainda com uma vista maravilhosa! Retomamos a caminhada até chegarmos à Calle Florida que é muito popular e, por esta razão, deixa de ser um lugar para caminhar tranquilamente já que as abordagens feitas por cambistas são constantes e a orientação dos comerciantes para termos total atenção às bolsas e objetos pessoais nos deixam um pouco inseguros. Empanadas deliciosas no El San Juanino (as melhores, garantimos!), localizado na Recoleta, foi a escolha para o nosso jantar.

3º dia - O bairro Recoleta é considerado parte do centro da cidade e neste terceiro dia, escolhemos explorar o lado direito do mapa, começando pelo bairro Palermo. Lá visitamos o Jardín Japonês, bem cuidado, lindo e que em 2017 completa 50 anos na cidade (para celebrar a data, visitantes são convidados a registrar em um mural seus desejos, sonhos e agradecimentos, com pequenos cartões adquiridos na lojinha ao lado). Vizinho ao Jardín Japonês está o El Rosedal, situado no coração do Parque Três de Febrero, e que conta com mais de 18.000 rosas. Infelizmente a estação fria, seguida do Outuno, já não nos permitiu apreciar a beleza completa do lugar (que tínhamos já visto em fotos); poucas espécies pareciam resistir às baixas temperaturas. Seguimos em direção à Palermo Viejo, bairro mais descolado, com suas lojinhas, ateliês, cafés e restaurantes. Uma pausa para um almoço gostosinho na charmosa Le Pain Quotidien localizada na calle Armenia. Passeamos pela Plaza Serrano, também conhecida pela feirinha de produtos artesanais e rodeada por lojinhas bacanas, cafés e bares. Algumas ruas à frente, conhecemos o Districto Arcos que é um outlet à céu aberto. Retornamos ao hotel de maõs vazias (sim, os preços do outlet não eram nada convidativos!) caminhando pela Av Santa Fé, desta vez no sentido contrário à parte da avenida que fizemos no dia em que chegamos à cidade. Antes de colocarmos os pezinhos para o alto, escolhemos o café La Panera Rosa, bem coladinho ao hotel (e que conta com várias outras unidades igualmente charmosas espalhadas pela cidade, para fazer um lanchinho e apreciar o lindo entardecer em Buenos Aires.

4º dia - O dia amanheceu ensolarado, com pouco vento e perfeito para um dos passeios mais desejados: passeio de barco pelas ilhas do Delta, na cidade de Tigre, que está localizada a 32 km da capital Portenha. Contratamos o passeio no próprio hotel já que não tínhamos certeza se conseguiríamos fazê-lo por conta do tempo (inverno em Buenos Aires é chuvoso). Saímos do hotel as 9h da manhã e seguimos de van até o Tigre, onde pegamos um barco na Estação Fluvial e conhecemos as diversas moradias (muitas delas de veraneio) e modo de viver dos habitantes de lá que fazem tudo utilizando barcos. Terminado o passeio, seguimos com a van até a cidade vizinha, San Isidro, onde está localizada a belíssima catedral de mesmo nome. De volta à capital, já no início da tarde, almoçamos no Croque Madame do Museo Arte Decorativo, sentadas em uma mesinha no jardim pequeno e acolhedor. Era sábado e na praça próxima ao hotel acontecia uma feira com mais de 200 artesãos. Uma ótima oportunidade de conhecer o artesanato local e apreciar trabalhos encantadores. O sol já começava a se despedir da cidade quando nos recolhemos para, então, mais à noite, aproveitar um dos entretenimentos mais procurados por quem visita Buenos Aires: show de tango. E nosso escolha foi o famoso Señor Tango, que dizem não apresentar a essência do tango, mas que aos nossos olhos, não deixa de ser um espetáculo que apresenta um pouco da história desta dança que arranca suspiros. Optamos pelo show sem o jantar (seguindo a dica de alguns blogs) e fizemos um lanche rápido, já madrugada adentro, no também tradicional Café La Biela, colado ao hotel.

5ºdia - Chegamos ao nosso último dia na cidade e para fechar a viagem com chave de ouro, visitamos os bairros Caminito e San Telmo localizados no lado esquerdo do mapa. As cores fazem do Caminito um lugar interessante apesar da sua arquitetura simplista. Lá, turistas passeiam pelas ruas que geralmente são indicadas por guias turísticos e taxistas (foi o nosso caso) já que o bairro tem fama de ser perigoso. Respeitamos a orientação do taxista e apreciamos suas cores e lojinhas que são perfeitas para comprar souvenirs. Muito próximo dali, está o estádio La Bombonera cuja visita dispensamos. Uma foto do estádio por fora (que não é lá essas coisas!) foi suficiente e tinha um único objetivo: mostrarmos para nossos meninos! Depois, caminhamos até o bairro San Telmo onde acontece a feira de antiguidades mais popular da cidade, na Plaza Dorrego. Muito burburinho, gente descolada e turistas que apreciam este tipo de passeio. Caminhamos pelas ruas de paralelepípedos que contornavam a praça e também outras do bairro, como a Calle Defensa, onde estão concentrados muitos dos importantes antiquários da cidade. Almoçamos no Café La Poesia. Retornamos ao hotel de taxi (observem que este foi o primeiro e único dia que usamos este serviço porque os bairros visitados nesse dia eram mesmo muito distantes) e jantamos no café-restaurante Bartola, com uma mistura de decoração industrial e clássica, lugar que elegemos para nossa despedida desta cidade. Sim, era chegada a hora de arrumar as malar, guardar todas as belas recordações da viagem e partir!!

Minhas considerações finais sobre esta viagem:

. Definitivamente esta não foi uma viagem para compras. Apesar das tentadoras ofertas de produtos belíssimos, a maioria deles de couro, os preços estavam salgados demais;
. Buenos Aires acolhe qualquer tipo de viajante: o que deseja uma viagem romântica com seu par, quem viaja em família, com amigos e (acredito eu!) até mesmo famílias com crianças, fazendo-se necessária, claro, uma adaptação no roteiro - quem tem filhos sabe do que estou falando.
. Come-se muito bem em Buenos Aires. Portanto, viajar pra lá desejando não ganhar uns quilinhos extra é um verdadeiro pecado. Se joga na gastronomia local, desfrute do doce de leite cremoso, das medias lunas que estão por toda parte, dos alfajores, das massas, tortas e tantas outras delícias. E deixe para pensar na dieta depois - ninguém morre por isso! Garanto!
. Aproveite para conhecer a cidade caminhando. Os pés podem até se queixar um pouquinho no final do dia mas valerá à pena porque você terá oportunidade de conhecer uma Buenos Aires encantadora. E falo isso por experiência própria: mesmo com o pé direito machucado (sofri uma lesão dias antes da viagem), consegui desfrutar do passeio, explorando tudo o que a cidade tinha a me oferecer.
. Buenos Aires está logo ali e não é preciso mais de cinco dias por lá. A menos que você queira aproveitar para conhecer outras cidades como Mendoza (famosa por suas vinícolas)ou, então, dar um pulinho no Uruguay para conhecer a cidade de Colonia del Sacramento.

Recadinho à minha companheira de viagem: muito obrigada por me apresentar uma Buenos Aires linda e diferente! A cada viagem volto pra casa inspirada, renovada e me conhecendo melhor. Feliz por você ter feito parte disso!

E à você que teve paciência de chegar até o final deste post, agradeço o carinho! Espero ter, de alguma forma, te inspirado a visitar (ou revisitar) esta cidade tão única e especial.