Ínicio

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Museu da Língua Portuguesa: surpresa adorável nesta sexta-feira cinzenta!

Para uma família que, costumam dizer, tem rodinhas no pé e adora viajar, conhecer museus, igrejas, praças em muitos lugares por onde passa não é nenhuma surpresa... Realmente adoramos uma programação cultural ainda que a presença das crianças no roteiro deixe a visitação um tanto diferente - com mais paradas para ir ao banheiro, horários melhor programados, sempre um lanchinho na bolsa, paciência extra e uma caminhada em um ritmo mais lento.
 
O x da questão para nós aqui de casa é que passeios culturais estão sempre relacionados às viagens de férias e por isso muitos pontos turísticos da nossa grande metrópole são deixados de lado. E sinceramente, no nosso dia-a-dia são tantos compromissos familiares, da escola, festinhas de amiguinhos, e outras "cositas" mais que nem sequer lembramos que um Museu do Ipiranga existe!
 
A verdade é que nossa cidade está repleta de encantos que merecem ser visitados e explorados... E como resolução familiar de meio de ano, podemos assim dizer, decidimos incluir mais passeios culturais em nossa agenda mesmo que após recomeçadas as aulas e retomada a rotina (quem trabalha em casa se desdobra nesta época de férias escolares) isso seja um pouco mais complicado. Por enquanto está dando certo... Uma resolução para ser inserida aos poucos e curtida sem pressa!
 
Logo no primeiro dia útil das férias carreguei a Laura junto comigo para umas comprinhas na região da 25 de Março e aí aproveitamos para esticar a caminhada... Visitamos a Catedral da Sé e apresentei a ela o Teatro Municipal (que infelizmente estava fechado para visitação naquela manhã).

Hoje foi a vez do Museu da Língua Portuguesa, que está localizado na Estação da Luz. Uma surpresa adorável neste dia cinzento em São Paulo.
 
 
Chegando ao Museu, seguimos direto para o 3o andar onde assistimos ao vídeo narrado pela Fernanda Montenegro que fala sobre a origem da nossa língua, influências e dialetos que nela estão inseridos. Na sequência, entramos na Praça da Língua (espaço que mais gostei!) onde imagens projetadas e áudio celebram a literatura brasileira com trechos das obras de nossos principais escritores e poetas.
 

Já no 2o andar, muitas outras atrações nos aguardavam... Beco das Palavras, Linha do Tempo, Palavras Cruzadas, Grande Galeria e por aí vai. Espaços interativos, imagens projetadas a todo momento, luzes e... muitas palavras!

 

 
O espaço interativo relacionado ao futebol chama a atenção da criançada: regras e histórias projetadas em dois painéis nas extremidades fazem a vez dos goleiros enquanto as bolas acesas são os jogadores. Quando a luz vermelha se acende em alguma bola, é hora da criança correr e bater para que a "bola" seja passada a outro jogador e assim dar continuidade ao jogo. O objetivo, como é de se imaginar, é fazer um golaço no painel! 



Letras em acrílico formam uma cortina com um jogo de luz incrível logo na entrada do primeiro andar onde obras de arte relacionadas à história da Língua Portuguesa são apresentadas aos visitantes.




 
E como não poderia ser diferente, fizemos uma parada para fotos na Estação da Luz com sua arquitetura maravilhosa... local onde um vai e vem de pessoas acontece a todo instante e que representa muito bem a nossa agitada cidade!



Compartilha da mesma vontade de incluir passeios culturais em sua rotina? Então, lembre-se de colocar este ponto de história e poesia em sua listinha... Você não vai se arrepender!
 
Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz - Centro - São Paulo - SP
Entrada: R$6. Crianças até 7 anos não pagam!
Para maiores informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...