Ínicio

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Oficina "Spray anti-monstros": para animar a criançada e espantar os medos!

Oficinas nas férias de Julho parecem estar virando tradição aqui em casa. Pelo segundo ano consecutivo, convoco uma turminha bem animada para passar uma tarde com meus pequenos e aproveito para apresentar alguma atividade manual ou criar um tema bem bacana para que o encontro não fique só na brincadeira do dia-a-dia (apesar de achar que o fato de estarem todos juntos qualquer brincadeira passa a ter um jeitão diferente!).
 
Em Julho do ano passado, após participar de uma oficina de costura no sobrado dos Trovadores Urbanos (oficina linda preparada para o mês de Maio com participação de mães e filhas), eu e a Laurinha tivemos a ideia de replicar esta oficina para suas amigas. Fomos à 25 de Março e compramos tecidos, linhas, pérolas, agulhas, rendas, etc para que cada menina pudesse criar uma roupa linda para sua boneca preferida. Entre linhas e agulhas, foram muitas risadas!... Neste dia, o Gabriel contou com a companhia de três amiguinhos e para eles criei uma oficina de pintura mais simples utilizando aqueles livros de desenho que se vende aos montes na 25 de Março... Tudo bem que os kits foram levados para casa porque na verdade eles gostaram mais de brincar no quarto do Gabriel (brinquedo do amigo é sempre mais interessante, não é mesmo?!?).
 
Esse ano, a turma cresceu mais um pouquinho... e o tema atendeu tanto meninos quanto meninas!
 
A proposta que encontrei no site da Estéfi Machado (e que sugiro visitação por ser um blog encantador!) era criar um spray anti-monstros, com aroma bem agradável, para espantar todo e qualquer medo que cada criança possa ter durante o processo de dormir... medo de bruxas, monstros, do escuro, do barulho que vem lá de fora.
 
Vem ver como tudo aconteceu!
 
Organizei a turma em grupos de 4 crianças com assentos já demarcados. Na cadeira coloquei a sacolinha com o nome de cada um (para guardar o spray pronto) e na mesa todo o material necessário para a criação: borrifador, papel para o rótulo, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, estrelinhas, glitter e lantejoulas. 



Carinhas felizes aguardavam o início da Oficina e ouvidos bem atentos escutavam a historinha sobre medos contada por uma das meninas participantes, Isabella.  




Cada um foi criando o seu próprio rótulo! E posso dizer que essa meninada é muito criativa!! Fizeram bonequinhos, monstros, escreveram frases do tipo "sai monstro!" e para alguns rolou até motivos da Copa (a Oficina aconteceu dias antes da eliminação do Brasil). Depositaram no frasco todos os brilhos disponíveis: glitter, lantejoulas e estrelinhas coloridas.  Terminado o trabalho, chegou a minha vez de participar da oficina: colar o rótulo no frasco e abastecê-lo com essência de lavanda que é conhecida por seu poder calmante.
 
Como faço difusores de aroma, segui a mesma preparação do líquido: para cada 1 litro de Base (que nas lojas é conhecida como Veículo) utilizo 300ml da essência. Ambos os produtos são vendidos em casas de essências. Já no blog da Estéfi, ela ensina a fazer o spray apenas com água e essência que é bem mais simples e econômico!




O resultado deste momento de criação? Sprays coloridos (o glitter solta tinta!), personalizados para cada criança!... Veja que belezura eles ficaram! 





E para terminar a tarde de um jeito bem gostoso, um lanchinho da tarde especial com direito a brigadeiros, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, lanchinhos de patê de atum com ricota, pão de queijo, mistinho quente, gelatina colorida e bebidinhas deliciosas! Tudo preparado com muito carinho para essa turminha linda e animada!
 
 
A esta altura do campeonato, você pode me perguntar: o spray funciona mesmo? Posso dizer que sim... as noites andam muito mais tranquilas aqui em casa e, um passarinho me contou, que em muitos outros lares também! Ôoohh coisa boa!!
 
Ah! A história criada por mim e contada antes do início da oficina está aqui:  

"Todo mundo tem medo de alguma coisa;
seja pequeno ou grande. Não importa a idade ou tamanho.
Crianças tem medo do escuro, de bruxas e monstros.
A imaginação vai longe e o medo também.
Chuva, trovão, ficar sozinho, de barata. E tantos outros medos que ficam
na cabeça e deixam o coraçãozinho bem apertado!
Gente grande também tem medo... E ficam apavorados... Medo de
dormir no escuro, beber água no meio da noite. Perder o emprego, da
prova da faculdade e até dirigir.
Tudo isso é natural.
Enfrentar o medo é a grande saída!
Afinal, podemos ser mais fortes e corajosos do que qualquer medo
que possa existir dentro de nós.
Por isso a ideia do spray que vamos preparar hoje: ele irá te ajudar a
enfrentar o seu medo, seja qual for e independente do tamanho.
Deixará o seu quarto com luzes bem pequeninas e um vaporzinho leve...
Sim, porque monstros, bruxas e medos fogem de estrelinhas
brilhantes e de um cheirinho bem gostoso....
Aí, é so curtir um soninho tranquilo...  Afinal de contas, você merece!"
 
Que tal juntar uma galerinha e preparar uma oficina bem bacana nestas férias de Julho? Se fizer, me conta!! Vou adorar conhecer as artes que andam acontecendo por aí!!... Do lado de cá, já estamos pensando no tema da próxima oficina porque criança acha que o próximo período de férias está logo aí (e nesta correria, quem vai discordar?!)... e agora que já estou ficando craque no assunto, talvez possa convidar mais amiguinhos e deixar a turma mais animada ainda!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...