Ínicio

segunda-feira, 14 de março de 2016

Abajur repaginado

Sexta-feira rolou um projeto DIY por aqui!
 
A missão do dia era repaginar o abajur da irmã, trocando o tecido já desgastado por um novo e a escolha foi uma estampa da designer Ana Morelli, floral e de tons suaves.
 
Por nunca ter feito este tipo de transformação antes, fui em busca de algumas dicas na internet e encontrei muitas delas, todas bem legais. Fui mesclando uma coisa aqui, outra acolá e adaptando à minha realidade: a base não era nova (foi preciso muito cuidado para retirar o tecido antigo), optar pela cola quente em algumas etapas do projeto, substituir a costura da emenda por cola branca para artesanato... Tudo bem artesanal mesmo, sem muitas firulas e excelência na execução (projetos DIY tem essa característica, não?!?).
 
Vamos ao passo-a-passo?
 
1- Retire o tecido já existente com cuidado e limpe toda a base com pano úmido.

2- Corte o tecido nas medidas da cúpula, deixando uma borda de aproximadamente 1 cm de cada lado, em ambos os sentidos. Nas extremidades que serão dobradas para dentro da cúpula (superior e inferior), use a tesoura de picotar para ter um acabamento interno mais bonito e delicado.


3- Para que a emenda de tecido também tenha um aspecto bonito, dobre uma das bordas e cole com cola branca, criando uma bainha, como poderá ver nas duas fotos abaixo. Nesta etapa, quem tem habilidade com costura pode fechar a capa da cúpula à máquina ou à mão e "vestir a peça".  

 
4- Cole o tecido por toda a extensão da cúpula utilizando a cola branca. Alise bem o tecido para que não fique nenhuma marca. Finalize com a sobreposição da borda que tem o acabamento.
 
O 5º passo esqueci de fotografar (me perdoe!) mas acho que consigo explicar: dobre as sobras de 1cm nas partes superior e inferior e cole com cola quente para aderir o tecido à base interior. Faça este processo aos poucos já que a cola quente endurece muito rápido.
 
Terminadas as etapas, vamos agora ao resultado, com fotos do Antes e Depois:
 

 
Ficou lindo, não?!?
Uma simples troca de tecido garantiu uma nova peça para o quarto da irmã!
Cores, flores, luz suave... combinação perfeita para um ambiente aconchegante e acolhedor!  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...