Ínicio

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cores vibrantes na decoração

Vivo rodeada de cores e elas, hoje, fazem parte da minha vida, não apenas em minhas criações como também em minha morada. Mas nem sempre foi assim.

Já tive muito medo das cores e de todas as combinações possíveis, deixando as nuances do branco ao bege ganharem destaque na decoração. Já me apeguei cegamente ao significado delas, sem levar em conta as sensações que as cores me proporcionavam. Tive também a fase de colorir a casa toda, sem critérios, cada cômodo de uma cor, com uma sobrecarga exagerada que me cansava o olhar. 
 
O tempo se encarregou de me ajudar. Aos poucos, fui aprendendo a dosar a intensidade das cores, a arriscar um pouco mais nas misturas, a encontrar combinações que agradavam meu olhar e, de alguma forma, externavam minhas emoções. Aprendi a ousar um pouquinho aqui e acolá e a colocar pequenas doses de cor, através de objetos e móveis, quando não tinha certeza se uma parede inteira de uma cor vibrante e intensa me agradaria de fato.
 
No apartamento que moro hoje com minha família, a sala e a cozinha,  que são integradas, tem uma mistura de cores meio lusitana. Explico: a partir do xale português (herança da avó materna) que foi emoldurado e colocado acima do sofá, elegemos as cores para compor a decoração desses ambientes - amarelo, verde e vermelho.
 
Para que essa mistura se apresentasse de uma forma mais harmônica, deixamos a cor amarela ganhar destaque na sala, misturada à outros elementos e cores mais suaves, e o verde e vermelho na área da cozinha. Paredes em tons claros, tijolinhos, madeira em tom intermediário e laca na cor branca garantiram o equilíbrio nestes ambientes.
 

 
Acredito que nosso gosto e preferência pelas cores podem, sim, ir mudando conforme as fases das nossas vidas. Ora desejamos uma combinação mais clássica, ora desejamos mistura de cores vibrantes. Escolhemos, hoje, cores nas almofadas, e amanhã arriscamos pintar a parede do hall na cor verde... Aceitar essa condição pode ser o primeiro grande passo para trazer um toque de cor para sua vida sem que isso seja um problema.
 
Vamos ver a seleção de projetos lindos que separei para compartilhar com você?


Nesta sala, o azul e o pink ganham destaque e fazem uma combinação linda com outros objetos de cores também vibrantes, como o laranja e o amarelo. Essa explosão de matizes somada à algumas paredes brancas e o uso de plantas, que trazem um pouco da natureza para dentro de casa, resultaram em uma atmosfera bastante acolhedora. Projeto lindo da Adriana Yasbek.
 
Pintada em um tom de azul vibrante, a estante do projeto abaixo, que abriga objetos e livros da designer Neza Cesar, cria um contraste interessante com as paredes pintadas na cor magenta e um tom de azul mais suave na parte inferior. 

  
 
A parede pink desta cozinha, de estilo contemporâneo, causa impacto e ao mesmo tempo traz uma leveza graças ao tom de madeira usado no armários e ao piso e mesa brancos. 
 
O uso de cores vibrantes no sofá pode deixar qualquer projeto irreverente e moderno. Na sala de estar abaixo, o roxo do sofá brinca com texturas e superfícies neutras, resultando em um projeto apaixonante. Note que pequenas doses de outras cores também intensas como rosa, amarelo e verde (móvel ao fundo) não brigam entre si, mantendo o roxo como a cor de destaque.
 

Laranja estimula a comunicação e por isso é a cor perfeita para ambientes que tem esta função, como salas e cozinhas. Combiná-la com vermelho pode parecer assustador mas em ambientes com boa entrada de luz e alguns móveis em cores neutras, a combinação ganha um ar divertido e aconchegante, como na foto da sala abaixo. Já na foto da direita, a varanda ficou elegante com a mistura do laranja com o azul turquesa.

 
Tons de azul claro e goiaba combinados à estampas floral e xadrez proporcionam harmonia e aconchego ao quarto, de decoração bem feminina. Revestimento claro  e a janela de tamanho interessante ajudam a trazer luz ao ambiente, sem que fique sobrecarregado por conta do uso das cores vibrantes.
 
 
Ainda falando das cores azul e vermelho, veja só a combinação linda da sala de estar da foto abaixo. Elementos rústicos, paredes e revestimentos em tonalidades claras complementam esta decoração de estilo contemporâneo e repleto de memórias.

 
Nesta casa em Maresias, também projeto da designer Neza Cesar, cuja marca registrada é o uso das cores, a combinação do azul com roxo e pitadas de outras cores igualmente vibrantes criaram um ambiente divertido, alegre e de espírito jovem.
 
 
Nesta última foto selecionada para este post, uma das combinações mais certeiras para quem não quer se arriscar muito, sem cair na mesmice da decoração básica e sem graça. Amarelo e cinza parece que nasceram um para o outro. É a mistura do quente e frio, da elegância com a vivacidade. O cinza, que também faz par perfeito com outras cores, é o nosso novo bege e fica encantador em qualquer ambiente e superfície. Do piso à parede, do sofá à marcenaria. E está sempre de braços abertos para receber, como companhia, a cor de sua preferência.  
 
 
Recuperou o fôlego depois desta explosão de cores e matizes?
Animada para dar um toque de cor na decoração do seu cantinho?
Vermelho, rosa, azul, verde, amarelo podem render misturas bem interessantes. Vamos tentar?
Respire fundo! Olhe, imagine, inspire-se! E... ouse!
 
** Imagens dos sites das revistas Casa Claudia, Casa & jardim e do Pinterest **

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...