Ínicio

terça-feira, 22 de julho de 2014

Um Brasil de diversas cores e formas!

De Norte a Sul, Leste a Oeste, nosso Brasil é arteiro e acho que disso ninguém tem dúvidas! Uma mistura incrível de raças e culturas que só pode resultar em trabalhos artísticos de diversas cores e formas que representam tão bem nossa brasilidade!
 
Anualmente, no mês de Julho, acontece em Olinda - Pernambuco, a Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina que é aberta ao público em geral mas também muito indicada para lojistas. Lá é possível encontrar artesanato de todos os cantos do Brasil (com destaque para o artesanato de Pernambuco) e também de outros países - são a minoria, mas tem muita coisa bonita!
 
Sempre entusiasmada com a diversidade do nosso artesanato e aproveitando a oportunidade para utilizar as milhagens que já se acumulavam há algum tempo, programei uma viagem rápida para visitar a feira e de quebra, conhecer/revisitar alguns outros pontos turísticos e culturais de Recife e Olinda.
 
Aqui, apresento para vocês tudo de lindo que encontrei por lá...
Vem viajar comigo, vem!!!
 
Com decoração original e bem brasileira, chitas de diversas cores enfeitavam a entrada da feira e alguns espaços reservados para um breve descanso dos visitantes. Destaque para o sofá montado com pallets e almofadas de estampas florais.  
 


As bonecas que sempre me encantam e me tiram do sério (confesso: é uma das minhas paixões!) se espalham pela Fenearte. Matérias-primas diversas como cabaça, argila, cerâmica, madeira dão vida à esses objetos femininos e igualmente brasileiros.
 


Peças de madeira representam o estado de Minas Gerais com seus cachos de banana, Divinos, santos, mesas, travessas e muitos outros objetos decorativos e utilitários.


Na Alameda dos Mestres estão concentrados os principais artesãos de Pernambuco que criam ali, na hora, verdadeiras obras de arte. Ao final do corredor central, um espaço para destacar as peças em madeira e cerâmica que retratam o folclore e cultura regional.



No segundo dia da viagem e já bastante encantada com tudo o que tinha visto até então, foi a vez de visitar a charmosa cidade de Olinda enfeitada com bandeirolas coloridas e cheia de casinhas que parecem nos convidar para um café. Lá visitei os principais pontos turísticos, indicados pelo Sr. Pedro que foi sensacional por compartilhar sua cultura regional: a igreja do Alto da Sé, o Mercado da Ribeira com seu artesanato popular, as ruelas com casinhas coloridas por onde passam os blocos do Carnaval com seus bonecos gigantes.  



Casinhas talhadas na madeira ganham cores bem vivas que se assemelham à arquitetura das casinhas de Olinda. Um desfile de moradias encantadoras que chamam a atenção pelo trabalho tão minucioso.
 
 
Após um almoço delicioso à beira-mar no restaurante Estrela do Mar chegou o momento de conhecer a Oficina Francisco Brennand (que merece um post à parte) e o Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Recife Antigo, onde estão à venda durante todo o ano peças artesanais do estado que passeiam pelos segmentos de decoração, peças utilitárias e moda.



 
Entre tanta coisa linda e tantos outros lugares incríveis, foi difícil escolher as fotos para preparar esta postagem... Após dois dias inteiros em Pernambuco e desfrutando de momentos agradáveis, voltei para casa com a certeza de que a criatividade é um dom que o brasileiro tem de sobra e, simplesmente por esta razão, temos mais é que prestigiar sempre que possível!
 

2 comentários:

  1. Eu estou apaixonada pelas bonequinhas dançantes. Lindas.

    http://cheiadepapo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Impossível não se encantar, não é mesmo?!
    Obrigada pela visitinha!! Beijinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...