Ínicio

segunda-feira, 9 de março de 2015

Rita Lobo: laços de histórias e sabores!

Meu caso com a Rita Lobo é bem antigo. Ela já foi modelo famosa, estampou muitas capas de revistas e foi um ícone de beleza na minha adolescência. O tempo passou para nós duas... Nos reencontramos mais tarde, ambas casadas e com filhos, quando eu buscava na internet receitinhas de beleza caseiras. Rita e um grupo de amigas prepararam um manual de receitas utilizando ingredientes da despensa, que batizaram como Spa em Casa (se ficou interessada, clique aqui).
 
Foi naquele momento, revendo essa moça de traços bastante expressivos, que descobri sua nova profissão e o site Panelinha... ah! Foi amor à primeira vista! Logo depois, virou o livro que arrasa na apresentação das receitas, fotos que nos fazem lamber os beiços e uma linguagem leve tão característica da Rita. E o melhor: como o próprio livro diz, as receitas realmente funcionam!
 
Os nossos encontros continuaram... o programa Cozinha Prática, no GNT, o livro Cozinha de Estar e, no ano passado, o mais recente: Pitadas da Rita. Posso dizer que a Rita invadiu minha casa e minha cozinha. Apresentou-me novas possibilidades, novas misturas... Misturas de ingredientes nas receitas, misturas das louças e acessórios na composição da mesa e muita praticidade na hora de preparar aquela comidinha caseira.
 
Vamos receber amiguinhos dos filhos? Dá-lhes bolo de cenoura com cobertura de chocolate! Vou postar o meu trabalho? Livros da Rita entram na composição da foto! Querendo apresentar um novo prato à família para substituir o arroz+feijão+bife, vamos então de polenta mole com ragú de músculo bem quentinho com uma camada bem generosa de queijo parmesão ralado na hora.

 

Algumas receitas nos remetem ao passado, às lembranças da nossa família e à nossa história de vida. O cheiro do bolo assando que lembra o café da tarde na casa da vovó; a massa que tanto agregou sabor ao período que moramos fora, a carne louca sempre presente nas festinhas infantis.
 



Estou longe de ser uma expert na cozinha e acho que não pretendo ser... Gosto das receitas simples, que não exigem muitos acompanhamentos para facilitar o dia-a-dia sempre tão corrido. Mas gosto também daquele bolo macio, gostoso, para adoçar a vida em momentos que precisamos de um chamego. Gosto de preparar quitutes para receber familiares e amigos; de arrumar a mesa. Gosto de casa cheia, em constante movimento. Gosto de levar as crianças para a cozinha, dando-lhes a possibilidade de estreitar os laços com ingredientes e receitas.  Gosto do preparo sem ficar pensando nas calorias mas gosto também de receitas saudáveis. Gosto de compartilhar receitas e histórias; gosto de viajar nos sabores e nas culturas culinárias.
 
E é essa a presença da Rita em minha casa... Descomplicando aquilo que às vezes parece tão complicado. Dando chance para o novo. Arriscando, testando, experimentando. Porque a vida na cozinha pode ser assim: livre, leve e solta!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...