Ínicio

quinta-feira, 31 de março de 2016

O que eu aprendi no Decola Lab

Fui aluna da turma de 2015 do curso de Empreendedorismo Criativo da Rafaela Cappai. Um curso online, com técnicas e ferramentas incríveis para te ajudar a criar um negócio criativo com base em suas habilidades e talentos e, assim, viver fazendo o que ama.
 
Oficialmente, o curso foi encerrado este mês, com um webseminário de despedida, após muitos conhecimentos compartilhados, mensagens trocadas, dúvidas sanadas, módulos "bônus" supimpas... Despedida é triste mas a vida anda pra frente! Uma turma sai e outra, nova, deve entrar na Espaçonave logo, logo.
 
E aí, você pode me perguntar: quais foram os seus aprendizados?
 
Senta que lá vem história...
 
Descobri que o fazer manual faz parte da minha vida desde criança, que as cores iluminam os meus dias e aguçam minha criatividade. Que os tecidos são hoje minha mais linda matéria-prima e a partir das suas misturas, vou colocando o meu talento no mundo. Descobri também que as garrafas, de uma outra forma, mais fria e invasiva, marcaram  minha infância mas que atualmente ganham um outro olhar através das minhas mãos.
 
 
Aprendi a respeitar o meu limite, o meu tempo, a colocar prioridades na minha vida. Que a escolha que fiz há 4 anos de abrir mão de uma carreira bem sucedida na área corporativa foi a decisão mais libertadora e corajosa que já tomei, mesmo ainda enfrentando muitos desafios, meus próprios questionamentos, olhares atravessados e duvidosos. Aprendi que é possível experimentar, mudar, cair, levantar, tentar de novo e que não tem nada de errado nisso, que o aprendizado é contínuo e que o nosso dia-a-dia por si só é uma grande escola.
 
A Rafa me ensinou que "coragem é ir com medo", que "feito é melhor que perfeito", e que essas e outras frases incríveis me proporcionaram inúmeros momentos de reflexão, como aquela adolescente que se pergunta: "Quem sou eu?". Aprendi que nem sempre temos a resposta que gostaríamos, mas que estar em movimento já é um grande avanço.
 
Através do Decola, conheci pessoas incríveis, com quem compartilhei sonhos, histórias e ideias. Algumas com quem troquei apenas meia dúzia de palavras mas um olhar sincero que valeu por um dicionário inteiro. Também tive a oportunidade de descobrir tantos outros trabalhos belíssimos que me abriram a mente e me deixaram motivada a me desenvolver mais e mais. Aprendi que a energia emana de todos os cantos, até mesmo virtualmente.
 
 
Foi neste curso que, definitivamente, vi que sou à moda antiga, que gosto do contato físico com as pessoas, que o olho no olho me faz falta. Que tenho medo da solidão mas que posso ser uma ótima companhia para mim mesma e que adicionar um chá quentinho, canetas coloridas e um quitute bem gostoso pode deixar a tarefa de fazer um curso online bem prazerosa. Constatei que a tecnologia me assombra, que levo um tempo para processar informações compartilhadas desta forma e que em muitas horas de estudo tive uma vontade imensa de dormir tamanho o silêncio à minha volta. Por outro lado, tenho certeza que fiz o meu melhor, que tentei participar o tanto quanto pude dos webseminários e das discussões do grupo no Facebook e que as tarefas ainda não concluídas (ou, melhor, não colocadas em prática) foram aprendidas do mesmo jeito.
 
O Decola me mostrou que o meu negócio está ainda bem no comecinho, que tem muita coisa a ser melhorada, que o medo de avançar ainda pode me limitar um bocado mas que a cada dia que passa, me sinto mais confiante para colocar em cada produto que crio a minha verdade. Aprendi que gosto mesmo é de memórias afetivas, de inspirar o outro e de espalhar cores por onde for possível.
 
 
Descobri que não gosto de trabalhar home office mas que hoje esta é a minha realidade e cabe a mim transformar os meus dias, ainda que limitados de tempo e espaço, em dias mais vibrantes e coloridos. Que o sonho de ter um espaço para chamar de meu arde aqui dentro do peito e que a esperança é a última que morre (pode parecer clichê, mas é verdade!).
 
Que no lançamento do livro da Rafa, dias após o início do curso, me permiti tietar aquela pessoa que em palestras virtuais conseguiu a proeza de me inspirar a dar o grande passo de me matricular no Decola Lab, ainda que a palavra "online" me causasse um tremendo frio na barriga (falei disso, lembra?). Me permiti também tirar foto, pedir autógrafo e voltar pra casa tarde da noite com um sorrisão estampado no rosto.
 
Aprendi que abrir mão de algumas horas à noite com os filhos e o marido para acompanhar os webseminários renderam muitas horas de conversa com eles depois. Que certamente meus filhos se beneficiarão de tudo isso mais lá na frente quando chegar a hora de decidir a profissão e que hoje é possível, no meu papel de mãe, estimular as habilidades de cada um acreditando ser esta uma ótima ferramenta para ajudá-los no futuro. E que, mesmo assim, a dúvida vai bater, decisões erradas farão parte da trajetória deles e que está tudo certo, vou entender se eles resolverem mudar de rumo, mas que desejo que eles sigam o coração sempre!
 
 
Aprendi também que podemos fazer uma mistura boa do pessoal com o profissional, afinal de contas, fazer o que se ama dá nisso! Então, fica permitida a leitura do livro sobre empreendedorismo na viagem de férias, preparar o jantar ouvindo uma aula ou levar um pouco da nossa vida para quem nos acompanha no blog. Aprendi que essa mistura faz bem, me parece natural, ainda que o planejamento e os limites sejam importantes e se façam necessários em muitos outros momentos.
 
Que fez parte da minha jornada como astronauta desta nave muitos choros, sorrisos e emoções. E que isto significa que foi tudo muito verdadeiro e intenso. Chorei (e choro) de tristeza, de medo, de falta de confiança em mim mesma. Mas aprendi que os choros de alegria por cada passo ou pequena conquista são sempre transformadores e me trouxeram de volta ao meu objetivo. Que o autoconhecimento é importante em qualquer carreira e que o medo de fracassar precisa ser encarado de frente, com os olhos bem abertos. Aprendi que não preciso de mais ninguém apontando os meus defeitos, os meus erros ou questionando os meus passos, sou questionadora pela minha própria natureza. E que busco a leveza tanto quanto uma formiga por doce.
 
 
Aprendi que é possível ser criativo e empreendedor, sim senhor! E que a criatividade está sempre ali, ao alcance das nossas mãos, doida para ser colocada pro mundo, mesmo que ainda de um jeito bem tímido ou encabulado. Que podemos transformar o mundo com nossas ideias e oferecer serviços ou produtos que contenham, acima de tudo, alma. Que, apesar deste colorido todo, é preciso compreender que o caminho é árduo, com muitos obstáculos e "nãos" pela frente mas que isso não deve ser motivo para desistir, jamais!
 
 
Com o Decola aprendi a ser eu mesma, com minhas dores e delícias, e estar sempre aberta à novas possibilidades. E que por isso continuo na caminhada, ora mais lenta, ora mais veloz, mas sempre em movimento. Porque esta é a grande graça da vida!
 
Ah! Este texto, claro, é somente um post... Ainda assim, gostaria de deixar aqui registrado o meu agradecimento especial à Rafa Cappai pelos ensinamentos e energia, à minha "anja" Alyne que me ouviu em diversos momentos sempre de uma forma tão generosa, às artistas que tanto me inspiram Ju Padilha, Ju Amora e Lucia Goulart e que dedicaram um pouquinho do tempo compartilhando suas histórias comigo, aos meus filhos e marido que me apoiaram desde o início e entenderam meus momentos de ausência, aos meus seguidores que curtiram e acompanharam o meu desafio criativo de 30 dias por aqui e pelas redes sociais, aos amigos que fizeram parte de muitos dos exercícios e ao Universo por me apresentar um mundo possível!
 
Gratidão!
Rosiane 
 

13 comentários:

  1. Que bela trajetória. Que ela seja cada dia mais suave e leve. Como te faz feliz. No fim, é isso que importa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marisa! Você me entende como poucos e é muito bom saber que tenho você por perto! Bjs

      Excluir
  2. Quanta coisa boa vc aprendeu! Quando a gente tá de fora e olha todas essas belezuras coloridas e esse sorriso aberto nem imagina que existem medos e inseguranças por aí... mas somos humanos, né? Que todo esse conhecimento desabroche em muito sucesso! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gilmara! Tudo isso faz parte da vida e o que fazer com essa mistura de coisas boas e outras nem tanto assim é o nosso grande desafio. Transformar tudo em arte parece ser uma boa saída, não?!?!...rs... Muito obrigada pelo carinho, viu? Você é uma querida! Beijos

      Excluir
  3. Entre todo esse aprendizado me identifiquei muito com seu desabafo, exitem sim momentos de dúvida, solidão, velocidade e lentidão, entre tantas coisas ditas neste post lindo. Parabéns você já é uma vencedora e inspiradora para muito gente inclusive eu. bj

    http://www.artebrentan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire, muito obrigada pela visita e pelas palavras! Todos nós já somos vencedores pelo simples fato de viver! Com o tempo amadurecemos as ideias e lidamos melhor com os obstáculos. Muita inspiração para você! Beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rosiane, que lindo!!
    Adorei o seu post e em alguns pontos me identifiquei....mudanças geram medos, mas se não tentar como saber?
    Fiz um pqno curso com a Rafaela Cappai e Carolina Nalon na EduK...amei ambas...
    Saindo daqui, vou corendo no Decola !!!!

    Obrigada pela dicas e por repartir os medos, tão comum a todos!

    bjs

    Tereza Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôhhh Cris! Mudanças geram medo mas fazem parte da vida, né? E aprendemos muito com isso!... Olha que coincidência: comecei esta semana o curso Caminho da Comunicação Autêntica da Carolina Nalon. Ela é demais mesmo! Depois compartilho esta minha nova experiência. Mil beijos

      Excluir
  6. Rosi! Admiro sua pessoa, suas decisões e seu jeito doce de expressar uma mudança tão expressiva que você fez e faz a cada momento para sua evolução.
    Sua criações levam cores, levam vida pra a casa e para a vida das pessoas. Faça sempre o que seu coração pedir.
    O sucesso está em tudo o que você faz. Aporveite isso.
    Um grande beijo e continuo acompanhando suas artes....

    Cristiane Meloni

    ResponderExcluir
  7. Ôhhh Cris! Como é bom ler estas palavras e também ter você sempre por perto, acompanhando minha trajetória! Você é uma amiga querida que a vida me deu de presente! Namastê! beijos no coração!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo o seu Blog Rô, Amei!! lindo também seu depoimento, parabéns! beijos! Bela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais ter você por aqui! Obrigada pelo carinho, Bela! Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...